Inkscape e oficina de imagem

Há alguns posts falei sobre Software livre.
Existem diversos tipos de softwares, como os de sistemas operacionais, banco de dados, os de imagem. É sobre esse ultimo que vou falar agora.

O Inkscape é um software de edição de imagem, é muito útil se você for ilustrador, desenhista, web designer, ou, como é o meu caso, queira desenhar livremente. (livremente ruim, como eu KKK)

Eu não tenho muitas habilidades com desenho à mão, e não sei dizer se isso melhora ou piora digitalmente. Eu brincava em outro software de edição chamado paint (que é bem inferior ao inkscape), mas o que eu fazia era muito geométrico, que inclusive foi o que consegui fazer do pinguim, porque tive um problema em que não consegui salvar o que já tinha feito, e tive que recomeçar. Mas ele estava todo em cor laranja e verde água. 

O que eu fazia no outro editor de imagem era algo tipo assim: 
Lembro que no momento em que tivemos a oficina, eu pensei de que sequer trabalharam comigo na escola softwares de edição de imagem, (se bem que eu só tive uma matéria no computador, que era uns 40 minutos uma vez na semana). 

Eu gosto muito da ideia e da área do design, principalmente se tratando do design de automóveis. Eu gosto muito de carros, do formato, dos detalhes, mas pela falta de habilidade artística (matemática também), descartei essa área como profissão, mesmo sem saber direito que conhecimentos são necessários. Mas olha como é lindo e incrível esse trabalho feito no inkscape, quantas funções e possibilidades de criação e edição desse desenho.


Mas aí parei pra pensar que sequer trabalhamos com esses softwares de design, e outros estímulos artísticos, a professora da época me "apresentou" cada símbolo do paint, mas não me ensinou como trabalhar com ele, e eu acabei nem buscando por minha conta. 

O inkscape pode ajudar muito no processo criativo da educação, além de abrir possibilidades a respeito da imagem, que podemos modificar, reproduzir, recriar, pois oferece muitas opções.

Seria legal  trabalharmos nas escolas com esse software, como em oficinas como tivemos, ou projetos, para os estudantes criarem conhecimentos, saberem mexer, conhecer mesmo e explorar suas potencialidades enquanto estudante e também as potencialidades do editor de imagem em si. Seria até um momento interessante para apresentar/discutir sobre software livre, sua importância e o que significam, já que isso está em falta e seria bom  que desde o início que as pessoas ao menos soubessem da existência deles, para a partir daí terem a chance de procurar sobre outros tipos de softwares que não sejam proprietários e expandir seus horizontes e possibilidades.

Comentários

  1. É, na escola quase não se trabalha com produção de imagens, além do desenho a mão livre. Produzir, editar, transformar, remixar imagens em formato digital é uma área ainda a ser explorada, e que pode contribuir muito para a formação dos jovens, e também dos professores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro impresso ou digital? Eis a questão

Cibercultura e ciberepaço.

Inclusão digital