A imagem na (produção de) realidade.

Olá!!

Hoje falarei sobre algo que temos contato constante e diariamente. As imagens.
As imagens passaram por várias atualizações, e renovações ao decorrer do tempo. Em sua grande maioria, as imagens(leia também símbolos) eram utilizadas como algo que expressa vivencias, crenças, cultura, além de ser uma forma de registro/memória e também de comunicação.

Por muito tempo houve uma intensa e quase direta, relação da arte como forma de expressão/arte tendo muita sintonia/aderência com a realidade, que envolve os objetos, crenças, conhecimento, ideias, valores, vontades, desejos, ambientes virtuais (sim, pois ações ainda não concretizadas, mas possíveis, são virtuais e a soma das ideias com a ação forma a realidade), sentimentos, representação).

Arte Rupestre




Arte Moderna


As imagens mostradas acima revelam vários tipos de arte e movimentos artísticos. Enquanto umas expressam o mundo exterior, interações com conhecimento, outras mostram com mais intensidade relações sentimentais, interiores, sempre muito conectados e aderentes à realidade.


Arte Digital

Acima exemplifico a arte digital. O que você consegue observar como ponto marcante desta imagem? Já viu artes como esta?  Eu já, e cada vez mais vejo ilustrações e artes virtuais que têm como ponto marcante não estarem mais  "presas" à realidade, percebo uma liberdade no que diz respeito à criação de arte.

Como a imagem marca as épocas!!

Percebemos que as imagens antes eram um reflexo da realidade, uma representação do que era o todo. Hoje, no ambiente digital virtual, a arte produz uma realidade, cria uma nova realidade, pode expressar qualquer coisa, sem restrições já não é mais dependente dos "todos" existentes, e podem ser utilizadas pequenas partes de cada coisa, para a criação de uma nova, é possível manipular os modelos graças ao pixel (que é a menor parte que uma imagem possui), reiniciá-los, simulá-los, isso é incrível!

Me lembro muito dos tão utilizados softwares de edição de fotos, em que ficamos um pouco desconfiados de postagens de blogueiras, influenciadoras digitais, em que se tem a impressão de que a pessoa criou um novo eu dela, só que repaginado e melhorado.

Ou seja, hoje a imagem que a blogueira posta em seu blog, ou a influenciadora digital em seu instagram, pode produzir uma realidade em quem as acompanha. Por exemplo, se eu vejo um rosto perfeito em uma publicação (que muito possivelmente tem o patrocínio de um protetor solar milagroso ou um creme incrível pra rejuvenescimento), eu vou comprar e correr atrás de coisas que deixem meu rosto assim, até que o rosto seja alcançado (ou talvez não) e passe a fazer parte da realidade.

                                                                     

Comentários

  1. boa síntese do que discutimos em aula. E agora, qual a potencialidade disso tudo para a educação?

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