Desafios e potencialidades de Recursos Educacionais Abertos
Olá!! No post anterior, eu cito os REA, que são os Recursos Educacionais Abertos. Neste post, me dedicarei mais aos desafios e potencialidades que esse tipo de recurso tem para o ensino.
Em primeiro lugar, é preciso entender o processo que a educação vem tomando. Esta sai um pouco do momento de livros para o de internet. O processo de aprendizagem e estudo não mais ocorre só em bibliotecas mas em grande parte no computador/celular e outras ferramentas tecnológicas. À medida que o processo de aprendizagem, de construção e socialização do conhecimento foram modificados, é preciso que esses conteúdos também sejam modificados e estejam livres para também terem compartilhamento, descentralização, conexão de pessoas para formar e formando uma rede de distribuição. Os REA são aliados nesse processo, pois a ideia principal por trás dos REA é que qualquer coisa que você publique possa ser utilizada, adaptada, partilhada e recombinada por outras pessoas, aumentando o conhecimento de todos.
Em primeiro lugar, é preciso entender o processo que a educação vem tomando. Esta sai um pouco do momento de livros para o de internet. O processo de aprendizagem e estudo não mais ocorre só em bibliotecas mas em grande parte no computador/celular e outras ferramentas tecnológicas. À medida que o processo de aprendizagem, de construção e socialização do conhecimento foram modificados, é preciso que esses conteúdos também sejam modificados e estejam livres para também terem compartilhamento, descentralização, conexão de pessoas para formar e formando uma rede de distribuição. Os REA são aliados nesse processo, pois a ideia principal por trás dos REA é que qualquer coisa que você publique possa ser utilizada, adaptada, partilhada e recombinada por outras pessoas, aumentando o conhecimento de todos.
Eu consigo perceber que poucos professores se preocupam ou aderem à filosofia dos REA, porque só ouvi falar deste recurso na aula de Educação e Tecnologias Contemporâneas, e isso revela a incipiência da discussão desse assunto por docentes e alunos. Para incentivar a colaboração, e reutilização, é necessário um grande esforço no sentido de planejar e criar REA que potencializem o uso do recurso, intensificar a comunicação entre as partes interessadas, simplificar o acesso a ferramentas que possibilitem REA.
Os REA licenciados para adaptação favorecem o estímulo à criatividade e proporcionam ambientes de ensino mais produtivos, incentiva a participação, colaboração e criação, pois projetando recursos flexíveis e facilmente acessáveis, é maior a chance de intensificação de sua potencialidade de reutilização, até porque, por não estarem presos à restrições autorais proprietárias ou leis de mercado, tornam-se mais baratas ou até gratuitas(o que não necessariamente quer dizer que seja REA), que no próprio site já tem dados que o custo de livros em universidades está em média 5 dólares, enquanto editoras reduziram o preço de U$175 dólares para U$ 40 dólares, o que traz mais qualidade e acessibilidade à educação a quem está na escola e a quem não está;
Outro ponto positivo da utilização de REA em escolas, universidades, é a criação de uma consciência sobre bem comum, pois pouco de nós teríamos acesso à quantidade de informações que temos, se quem as produzisse mantivesse-as restritas a poucos. Por isso, ao produzir um conteúdo baseado ou influenciado por outro de REA, é necessário que essa produção também esteja livre para reutilização e recombinação.
Clara, coloque as fontes de onde retirou esses dados...
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