Livro impresso ou digital? Eis a questão

Hoje, com o avanço da tecnologia, algo que vem sendo discutido é se os livros mais queridos, recomendados, sustentáveis e práticos são os digitais ou os de papel.



Vou considerar dois dos muitos pontos desta discussão impresso x digital

O primeiro é sobre sustentabilidade: se você lê menos que 30 livros por ano, escolher as versões impressas são melhores, mais que isso já não é tão recomendado. Mas você precisa saber que embora os livros digitais, disponíveis nos e-readers, computadores, e até celulares, também produzem um lixo, que não é do papel (e todo seu processo de produção), e é lixo eletrônico, que é  muito prejudicial ao nosso planeta.





Cultivar o hábito de ler desde bem pequeno é um fator que contribui muito para se apegar, se acostumar ou apreciar o livro impresso. Os impressos que tive contato foram os didáticos, e os gibis, tirinhas, hq's (que eu ainda amo).


O segundo ponto é sobre praticidade  e uma potencialidade em específico. Bom, recentemente adquiri um leitor digital, e isso fez com que eu lesse o dobro de coisas que eu lia antes de comprar, além de ler praticamente todos os materiais (textos, artigos) da faculdade, e isso foi quase um milagre, pois deixei de ler muita coisa por não conseguir me concentrar, grifar,  e não achar o computador confortável, e também não tirava a cópia, resultado: não lia.
Além de que, podemos ter diversos livros em um e-reader, que é bem leve, tem uma tela apropriada para a leitura e há a possibilidade editar, atualizar e remixar mais facilmente os conteúdos do livro digital (embora também seja possível com o livro impresso), e distribuir de uma maneira mais rápida, se seguirmos o método colaborativo.

Minha experiência particular é sentir que tem certas coisas que eu preciso impresso (gibi, hq -baixei uma no e-reader mas não gostei). Mas para meu uso educacional, de lazer, o digital tem sido melhor do que eu esperava.


E não tem problema preferir um livro impresso, e o outro digital, um não precisa substituir o outro, podemos utilizá-los da maneira que seja melhor para nós, nosso aprendizado, e também para o planeta, "porque não temos como jogar nada fora do mundo" tudo está aqui dentro da Terra, e por isso precisamos nos atentar e ter responsabilidade, agindo da melhor maneira possível.

Comentários

  1. essa visão e postura é muito importante: usar com consciência, sabendo das potencialidades e dos riscos de cada opção, e sem um perspectiva excludente. Todos os formatos têm suas vantagens e desvantagens e precisamos nos apropriar deles sem estresse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cibercultura e ciberepaço.

Inclusão digital