Cibercultura e ciberepaço.

Olá!

Você sabe o que é cibercultura?
Recomendo a leitura do livro Cibercultura, de Pierre Levy, pois apesar de um pouco antigo (2001), traz conceitos e comparações muitíssimo interessantes acerca do tema. Serviu, juntamente com outras pesquisas, como base para essa postagem.

É a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone e o tablet) através da comunicação virtual. Integra a informação, ideia e a mensagem. O espaço virtual é bastante utilizado atualmente para difundir notícias, vender produtos, campanhas de qualquer natureza e educar pessoas.
 O princípio da cibercultura é a interconexão - base, infraestrutura (antes eram veículos de comunicação no espaço/ hoje o espaço é um canal interativo.)


ciberespaço é o espaço que possibilita o desenvolvimento da cibercultura.



O ciberespaço é um novo espaço para a expressão, conhecimento e  comunicação humana. Este blog está no ciberespaço. Aqui acontece de diversas maneiras a ampliação e exteriorização de funções cognitivas humanas, como a memória, imaginação, percepção, raciocínio. Além disso, podemos observar que nesse mundo digital, há um volume imenso de informações e conteúdos. 






Antes, íamos até bibliotecas e livrarias, para só assim acessarmos determinado assunto ou tipo de conhecimento, que estava posto somente na versão de quem o expôs, sendo assim o que foi escrito esteve condicionado e de certo modo limitado a quem o escreveu.




Hoje, com a cibercultura temos muito mais conhecimento disponível, e não está mais na mão de um só e sim é indomável e não totalizável, pois o todo de conhecimento é sem fronteiras. 





Para finalizar, um aspecto da cibercultura que muito nos é familiar é os das redes sociais. É o meio rizomático, em que há a distribuição, ramificação, ligações incontáveis entre o conhecimento e informações.  Exemplifica muito bem a cibercultura e o ciberespaço pois revela a integração e socialização existente no ambiente virtual. Conseguimos nos comunicar, interagir, vender, postar, discutir, verificar diversas fontes de conhecimento. 

Comentários

  1. O ciberespaço não está dentro da cibercultura, é o espaço onde a cibercultura se desenvolve. É importante colocar que esta reflexão foi com base no texto de Levy.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro impresso ou digital? Eis a questão

Inclusão digital